A sociedade, em que vivemos, complexa e em constante mudança, torna cada vez mais evidente a necessidade de repensar a Educação.
A diversidade de opções, a fragilidade do conhecimento e a responsabilidade social têm exigido maior empenho por parte dos atores intervenientes no processo de ensino-aprendizagem.
As instituições de ensino, a todos os níveis, procuram assimilar essas mudanças, desenvolvendo modelos e práticas que permitam acompanhar este processo de mudança.
As técnicas e métodos de ensino-aprendizagem convencionais estão a ser substituídos por uma abordagem de ensino-aprendizagem centrada no aluno, a qual enfatiza as competências do século XXI, particularmente as competências básicas e as competências de alto nível, tornando-se, portanto obsoletas e com os quais professores não conseguem motivar os alunos e captar a sua atenção durante as aulas.
Se a isto aliarmos o facto de os alunos de hoje ocuparem a maior parte do seu tempo fora da Escola, com ferramentas TIC ou em redes sociais, não gostarem de estudar, realizar trabalhos de casa e apresentarem uma falta de competências básicas no que toca ao sentido de responsabilidade, resolução de problemas, empreendedorismo, criatividade, colaboração, pensamento analítico, pensamento crítico, entre outras.
Torna-se imprescindível alterar as metodologias de ensino presentes nas salas de aula convencionais, por não serem atrativos para eles.
Para apoiar esta mudança, a média digital, oferece vários recursos ricos em software de aprendizagem e aplicativos práticos, que cativam e motivam imenso os alunos.
Tal como defende Rogers, “ensinar é mais do que transmitir conhecimento, é despertar a curiosidade, é instigar o desejo de ir além do conhecido. É desafiar a pessoa a confiar em si mesmo e dar um passo em busca de mais.”
Este projeto tem como resultado principal um desempenho mais ativo dos alunos no seu processo de aprendizagem, enquanto os professores irão desempenhar um papel de mera orientação no processo de ensino-aprendizagem para que alunos consigam adquirir competências transversais, necessárias para a realidade do século XXI. Por outras palavras os professores estarão OUT, os alunos estarão IN.
Reuniões Internacionais
Ao longo do desenvolvimento do Projeto serão realizadas 5 reuniões Transnacionais
Workshops
Foram realizados vários workshops junto dos grupos-alvo cujas temáticas abordadas foram:
ProjetoTEACHERS OUT, LEARNERS IN | 2016-1-TR01-KA219-034485_2 ProgramaErasmus +MedidaKA2 - Parcerias Estratégicas só para escolas - Intercâmbio de Boas PráticasPeríodo01-11-2016 a 31-10-2018EntidadeBOZUYUK FEN LISESI (Coordenador), BOZUYUK - TurquiaEstadoConcluído