REGULAITE – undeRstanding the Ethics and reGULation of Artificial Intelligence. A compeTEncies’ strategy for managers, professionals, and trainers.
A necessidade de entender como navegar pelos desafios éticos e regulamentações do desenvolvimento e implementação da IA (Inteligência Artificial) está no centro das atenções após o rápido desenvolvimento da tecnologia, o grande uso durante a Pandemia COVID-19 e as numerosas comunicações da Comissão Europeia.
Recentemente, a CE propôs o seu primeiro quadro jurídico sobre Inteligência Artificial. Anteriormente, o Parlamento Europeu emitiu uma resolução que contém recomendações à Comissão Europeia.
Antes disso, os legisladores da UE promulgaram a Lei de 2017 Resolução e o “Relatório sobre as implicações de segurança e responsabilidade da Inteligência Artificial, da Internet e Robóticas” que acompanhou o “White Paper on Artificial Intelligence” da Comissão Europeia em 2020.
Além disso, uma pesquisa de mercado realizada pela IPSOS revelou que as barreiras para a prontidão digital não são apenas o custo para adoção ou pela adaptação à tecnologia (custo de adoção 52%, custo de adaptação de processos operacionais 49%, falta de financiamento externo/público 36%), mas o mais importante é a falta de competências entre o pessoal existente 45% e as dificuldades de contratar novos funcionários com as competências certas 57%.
A IA tem um impacto generalizado atualmente, pois está incorporada nos sistemas tecnológicos digitais do dia a dia, e as promessas e atrações provavelmente aumentarão esse impacto num futuro próximo.
Hoje encontramos IA em vários setores, como: transporte, marketing, saúde, finanças, segurança, educação, entretenimento, agricultura e produção, por isso há um reconhecimento crescente de que a IA deve ser desenvolvida com foco nas consequências humanas, bem como nos benefícios económicos.
Neste sentido, há uma necessidade crescente da educação e formação garantir que as competências técnicas necessárias para conduzir o papel da IA sejam guiadas por uma compreensão geral dos danos que o uso indevido, o abuso, o design inadequado ou as consequências negativas não intencionais dos sistemas de IA podem causar.
A IA coloca não apenas questões éticas para aqueles que desenvolvem ou usam a tecnologia, mas também levanta a necessidade de gerentes, profissionais de uma compreensão geral da estrutura regulatória em evolução em todos os domínios políticos, identificarem possíveis barreiras à adoção de novas tecnologias inovadoras baseadas em tecnologias/processos de IA.
Em particular, as principais áreas de interesse são:
Objetivo Específico:
O REGULAITE visa desenvolver uma estratégia de competências no âmbito da Formação Profissional Contínua sobre ética e regulamentação da Inteligência Artificial para os perfis profissionais mais afetados pela falta de competências nesta área.
Objetivos gerais:
Coordenador: Scuola Superiore di Studi Universitari e di Perfezionamento S Anna (IT)
Parceria: Alemanha, Itália, Irlanda, Portugal
REGULAITE – undeRstanding the Ethics and reGULation of Artificial Intelligence A compeTEncies’ strategy for managers professionals and trainers
ProjetoREGULAITE - undeRstanding the Ethics and reGULation of Artificial Intelligence A compeTEncies’ strategy for managers professionals and trainers | Nº 2021-1-IT01-KA220-VET-000028047ProgramaErasmus+ KA2MedidaParcerias de Cooperação em Educação e Formação Profissional Período01-02-2022 a 31-01-2024EntidadeEscola Superior de Estudos Universitários e de Especialização Sant’Anna, Pisa, ItáliaEstadoAtivo