A Empresa Simulada (ES), é uma ferramenta conhecida, utilizada na educação do empreendedorismo em 20 países europeus, há mais de 60 anos. É uma empresa virtual, administrada como um negócio real com procedimentos, produtos e serviços, o que a torna prática na formação e a formação em contexto de trabalho, em que toda a documentação, procedimentos e programas necessários para gerir uma empresa são utilizados, mas sem dinheiro e/ou bens reais. Os ES negoceiam com outros ES seguindo os procedimentos de empresas na rede ES mundial.
O Relatório de Desenvolvimento Mundial 2019: A natureza mutante do trabalho: Banco Mundial, identificou os seguintes problemas associados à educação de adultos:
A exigência de competências cognitivas avançadas e socio comportamentais aumentaram, enquanto as exigências de competências específicas para o trabalho diminuíram, sendo que as competências associadas à “adaptabilidade” são cada vez mais exigidas. Este conjunto específico de competências cognitivas (pensamento crítico e resolução de problemas) e competências sócio comportamentais (criatividade e curiosidade) são transferíveis entre empregos.
De acordo com alguns autores, pode-se melhorar a aprendizagem de adultos de três formas: diagnósticos mais sistemáticos segundo as restrições específicas que os adultos enfrentam; pedagogias personalizadas considerando o cérebro adulto; e modelos flexíveis que adaptam bem ao estilo de vida do adulto. Portanto, os resultados do projeto concentram-se nos programas de aprendizagem ligados às oportunidades de emprego e competências de empreendedorismo, porque os programas de aprendizagem de adultos têm mais oportunidade de sucesso se a formação for integrada diretamente na vida quotidiana.
Neste sentido, a metodologia aplicada no projeto irá promover o conceito de ES de forma inovadora: a educação e a sinergia empresarial proporcionarão as condições necessárias para a interação entre formadores/supervisores, formandos e empresas. Existem muitas áreas de especialização na EFP inicial e contínua, tais como: auxiliar de saúde, cabeleireiro, contabilidade, cozinha, estética, manicure, massagem, panificação, pastelaria, etc., nas quais formandos certificados gostariam de construir negócios, mas a falta de confiança, de apoio e/ou conhecimento específico os impedem.
A ideia do projeto está ligada à adaptação da metodologia SE para adultos EFP – potenciais criadores de negócios. Os objetivos do projeto e os resultados esperados são orientados para pedagogias inovadoras, desenvolvendo currículos de resultados de aprendizagem que refletem às necessidades de aprendizagem de adultos, e ao mesmo tempo relevantes para o mercado de trabalho, uma vez que a educação/formação é um modelo comprovado de formação prática em comércio e empreendedorismo que ajuda os adultos a superar o desafios do mercado de trabalho e da economia competitiva, colocando as competências em ação (Bianchi M., D. Gualdi e outros: A contribuição das empresas virtuais para a aprendizagem baseada em competências: uma avaliação na perspetiva dos alunos: Estudo de caso. 2015).
O PE prepara os adultos para a eventual entrada no mundo real do trabalho. Coloca a teoria em prática num ambiente de trabalho.
Objetivo específico
O objetivo do projeto é construir uma parceria estratégica para adotar a metodologia de formação prática em contexto de trabalho na aprendizagem individualizada de adultos em empresas simulada (ES) e integrar e combinar o conhecimento teórico com a experiência prática em currículos de EFP onde os adultos seriam capacitados para desenvolver atributos e competências para a criação e gestão de empresas pequenos ou individuais.
Objetivos gerais
Coordenador: Céu Branco (ceubranco@epralima.pt)
27 185,00€
ProjetoOWN On-the-job Practical Blended Training | 2020-1-LT01-KA202-078028ProgramaErasmus +MedidaKA2 – Cooperação e Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas
KA201 Parcerias estratégicas para a Educação EscolarPeríodo01-12-2020 a 30-09-2022EntidadeLietuvos Imitaciniu Bendroviu Asociacija Liba, LituâniaEstadoAtivo