O Projeto EURspace tem por objetivo geral contribuir para o desenvolvimento de uma área Europeia de competências e de qualificações, através do desenvolvimento de uma Plataforma Europeia para apoiar e assegurar o reconhecimento, a validação, a atribuição de créditos e a certificação de unidades de formação no âmbito da FPI, realizadas noutros países Europeus, permitindo a combinação de abordagens teóricas e práticas, e alargando a ‘visão’ nacional à ‘visão’ europeia, no contexto da qualificação profissional inicial de jovens.
Este projeto tem subjacente a necessidade de valorizar, credibilizar, reconhecer e certificar as aprendizagens desenvolvidas em estágios/mobilidades na Europa, pela via do reconhecimento dessas competências no âmbito da qualificação profissional inicial que os alunos estão a frequentar.
O projeto tem interesse para entidades que promovem Educação e Formação Profissional ao nível Europeu e tem forte potencial de apropriação e disseminação para várias áreas de formação, inclusive, a metodologia pode ser transferível a outros níveis de formação.
O projeto tem subjacente o desenvolvimento de uma metodologia e de instrumentos pedagógicos para apoiar os processos de avaliação, reconhecimento e validação de resultados de aprendizagem desenvolvidos noutros países, em contextos formais de aprendizagem, culminando no desenvolvimento de uma Plataforma Digital Europeia para suportar estes processos.
Os procedimentos metodológicos serão implementados por referência às recomendações Europeias sobre o ECVET, o QEQ e o EQUAVET, tendo por referente a Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Junho de 2009.
A parceria é constituída por 8 entidades de 7 países Europeus:
ProjetoEURspace: European IVT Recognition Gateway | 2015-1-PT01-KA202-013119ProgramaErasmus +MedidaKA2 - Strategic Partnerships for vocational education and trainingPeríodo01-09-2015 a 01-09-2018EntidadeEpralima - Escola Profissional do Alto Lima, CIPRLEstadoConcluído