De acordo com a Comissão Europeia, existe uma “necessidade de cada cidadão ter, pelo menos, competências digitais básicas para viver, trabalhar, aprender e participar na sociedade moderna”. Por isso, devem ser implementadas várias iniciativas destinadas a aumentar a formação em competências digitais para modernizar a educação em toda a União Europeia e aproveitar as tecnologias digitais para a aprendizagem.
De acordo com a UE, “o aumento da mobilidade entre os países da UE e o número crescente de migrantes e refugiados de países terceiros que vieram para a UE nos últimos anos contribuíram para uma maior diversidade (linguística) nas salas de aula europeias. … Escolas multilingues não são uma característica nova da diversificada e complexa paisagem linguística da Europa”. Além disso, há um número crescente de alunos na Europa cuja língua materna é diferente da língua de ensino.
Neste contexto, a formação de professores continua a ser uma prioridade fundamental, visto que é necessário desenvolver novas estratégias e preparar os professores para o trabalho com grupos de alunos multilingue.
Atualmente, para que os professores atendam às necessidades das turmas, espera-se que estes sejam altamente qualificados, com competências constantemente atualizadas. Aprender e ensinar online através da rede de tecnologias oferece enormes oportunidades tanto para professores, como para alunos.
Este projeto é uma sinergia internacional entre 6 organizações europeias, de 5 países europeus, que partilham estes desafios. Todas as organizações parceiras desejam aprimorar os conhecimentos e desempenho de professores e educadores. A parceria irá partilhar experiências e comparar as abordagens existentes nos seus países, no que toca ao desenvolvimento de competências digitais e ao método CLIL (Conteúdo e Aprendizagem Integrada de Linguagem), com o intuito de tornar o trabalho com os alunos mais sistemático e, ao mesmo tempo, mais visível a nível nacional e internacional. O projeto transnacional ajudará todos os parceiros a se desenvolverem profissionalmente, a ensinar disciplinas de forma moderna e a utilizar ferramentas tecnológicas.
36 participantes
Objetivo Específico
O objetivo específico é modernizar as práticas do ensino através da atualização/melhoria de conhecimentos e competências por parte dos professores.
Objetivos Gerais
Os três LTTA’s (C1, C2 e C3) terão um grande impacto tanto no desenvolvimento sustentável como na multiplicação à escala europeia. Além disso, as atividades de aprendizagem-formação irão beneficiar muito todas as organizações e professores/formadores envolvidos. Além disso, o feedback dos participantes ajudará os parceiros de acolhimento a melhorar os cursos de formação.
Mais especificamente, os seguintes LTTAs foram planeados:
Coordenador: ceubranco@epralima.pt
12 505,00€
ProjetoEnhancing teachiNG And learninG English in a digitalized world | 2020-1-EL01-KA201-078940ProgramaErasmus +MedidaKA2 – Cooperação e Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas
KA201 Parcerias estratégicas para a Educação EscolarPeríodo01-10-2020 a 30-09-2022EntidadeEsperino Gymnasio - L.T. Karditsas, GréciaEstadoAtivo