EGIDEV - Epralima
Descrição Geral do Projeto

O projeto EGIDEV reúne 10 parceiros com interesses comuns, focados em preparar alunos do ensino e formação profissional (EFP) para se envolverem no desenvolvimento de negócios nas tecnologias digitais modernas.

O objetivo é fornecer ferramentas aos professores e alunos de EFP para ensinar e aprender empreendedorismo digital, além de testar ideias de negócios por meio de jogos.

A iniciativa visa também elevar a literacia digital na comunidade de EFP, especialmente na aplicação prática da tecnologia nas empresas.

Procura-se adaptar o ensino às procuras do mercado de trabalho, promovendo o aumento das competências digitais tanto dos professores como dos alunos.

Os alunos de EFP desempenham um papel crucial na transformação digital na União Europeia, podendo contribuir como especialistas em software, computadores, comunicações ou como futuros empresários digitais.

O projeto EGIDEV destaca a importância dos empresários digitais na transformação digital da UE, e sua missão é auxiliar os alunos do ensino profissional a se tornarem empresários digitais, aplicando e rentabilizando os conhecimentos e competências digitais adquiridos na escola.

Para atingir esse propósito, o projeto oferece um jogo educativo focado em empreendedorismo digital.

Inspirado em jogos populares que apresentam mapas de missões, este jogo propõe desafios para o desenvolvimento de iniciativas empresariais em áreas prioritárias da tecnologia digital, como Fintech, HLS, IA, Adtech, Edtech, Blockchain, Robótica, Cibersegurança, IoT e Serviços baseados em dados.


Grupo-alvo
  • Professores e formadores de EFP, cujo programa inclui o domínio do empreendedorismo;
  • Estudantes de EFP;

Objetivos

O principal objetivo do projeto é ajudar os professores de EFP a ensinar e os alunos a aprender o empreendedorismo através do jogo.

Para atingir o objetivo principal, a parceria estabeleceu mais dois objetivos.

  • Desenvolver um jogo educativo sobre empreendedorismo digital para alunos do ensino profissional, baseado nos requisitos de formação formal em empreendedorismo e no quadro EntreComp, que lhes permita APRENDER e TESTAR ideias de negócio na área das tecnologias digitais.
  • Recursos digitais como tabuleiros de jogo, ferramentas de negócio, tutoriais em vídeo e cenários para startups digitais a serem jogados pelo jogo.

Principais Atividades:

O projeto contempla 4 reuniões transnacionais, para realização e discussão dos resultados do projeto e os eventos multiplicadores que serão realizados na fase final do projeto.

Serão realizados também 2 eventos de formação durante o projeto, no âmbito destes, os formadores do EFP ficarão com acesso a todos os recursos do projeto EGIDEV e assim, prontos para implementar o GAME nos currículos de empreendedorismo das suas escolas.

Os resultados do projeto:

  1.  Jogo educativo sobre empreendedorismo digital para o desenvolvimento de alunos do ensino profissional;
  2. Desenvolvimento de recursos digitais em formato de acesso livre: cenários de empreendedorismo em tecnologia digital e domínios dos parceiros de EFP, tutoriais em vídeo, ferramentas empresariais.

Parceria

Coordenador: EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L.
Parceria:
Bulgária, Turquia, Malta, França, Chipre, Roménia, Espanha e Portugal

  • SBC School of Business Competence ltd
  • Akdeniz University
  • VisMedNet
  • Esquare
  • DOREA Educational institute WTF
  • Center For Advancement in Educational Technology LTD(CARDET)
  • LTSK Liceu Technologic Szekely Karoly
  • Instituto Tecnologico de Canarias, S.A
  • INOVA+ Innovation Services, SA – Portugal

Mais Informações

www.epralima.com

Privacy Preference Center