O projeto Digit+ reúne 10 parceiros com o interesse comum de apoiar os alunos e estagiários, para melhorar a sua integração na nova sociedade digital.
Soluções para professores/formadores, pois a educação remota vivenciada em cada escola e organização durante a crise da Covid aumentou as desigualdades entre alunos com diferentes necessidades e origens educacionais.
O número de alunos em risco de discriminação social e de abandono escolar aumentou.
O principal objetivo é oferecer programas de formação mais flexíveis e atraentes que serão mais facilmente acessados a todos nas escolas.
Para integrar no Espaço Educacional Europeu serão criadas práticas inovadoras na educação profissional que serão exemplificadas e explicadas por diretrizes práticas passo a passo para professores e alunos.
De modo geral serão abordados três temas: conteúdos, tecnologias e práticas digitais; inclusão, promovendo a igualdade e a não discriminação; novos métodos e abordagens de aprendizagem e ensino.
Os professores/formadores aprenderão como construir comunidades virtuais para ensino e formação em formato digitalizado e internacionalizado.
Aprenderão a criar unidades de aprendizagem transferíveis e a reconhecer resultados de aprendizagem adquiridos em contextos de aprendizagem internacional.
Criaremos uma plataforma online e um guia para o reconhecimento internacional do resultado da aprendizagem que será colocado à disposição dos professores formadores como REA (recurso educacional aberto) para criar e fornecer módulos transferíveis para participantes locais e internacionais. A plataforma facilitará a transferência de know-how e inovação entre as escolas participantes.
Do projeto serão criados 6 resultados.
O objetivo geral deste projeto centra-se na promoção de uma integração dos alunos e estagiários na nova sociedade digital, com soluções para professores/formadores.
A educação remota vivenciada em cada escola durante a crise da Covid aumentou as desigualdades entre alunos com diferentes necessidades e origens educacionais.
Objetivos específicos:
Aumentar o número de professores de EFP e aprendizes de organizações parceiras na participação em controlo remoto internacional ensino/formação através da melhoria de ofertas de formação, e utilização de apoio digital integrador da aprendizagem em equipa.
Diminuir o número de alunos de escolas parceiras em risco de abandono escolar com baixo nível de competências e exclusão social por oferecer-lhes lições de remediação à medida, aumentar as suas competências digitais através da utilização de métodos de formação inovadores baseados em aprendizagem em equipa.
Aumentar a dimensão internacional da escolas participantes, acrescentando escolas acessíveis e cursos/módulos digitais transferíveis nos seus currículos, e dar soluções para o mútuo reconhecimento de competências adquiridas em contextos internacionais.
O projeto comtempla 4 reuniões transnacionais, para realização e discussão dos seguintes resultados do projeto.
Os eventos multiplicadores que serão realizados na fase final do projeto.
www.epralima.pt
O projeto Digit+ reúne 10 parceiros com o interesse comum de apoiar os alunos e estagiários, para melhorar a sua integração na nova sociedade digital.
ProjetoDIGIT+Digitalization for in groups integrative training - international network for support, connection ,innovation and know-how share in digital vocational education | 2021-1-RO01-KA220-VET-000032924ProgramaErasmus +MedidaKA2 - Parcerias de Cooperação em Educação e Formação ProfissionalPeríodo2021-12-01 a 2023-12-01EntidadeUniversidade de Maribor, EslovéniaEstadoAtivo