Por que é que um(a) aluno(a) assedia outro(a) numa escola? Na maioria dos casos, a resposta é “não sei” seguido por: “Foi uma piada.”. É o que refere o relatório do “Save the Children” sobre o assédio e o cyberbullying em Espanha. Um em cada 10 estudantes foi vítima de assédio, um terço reconhece ter agredido fisicamente outro parceiro nos últimos dois meses e metade admite insultar. Na maioria dos casos, os que assediam garantem que foram movidos por obsessão ou devido à aparência física.
As responsabilidades da escola tem sofrido mudanças radicais e as expectativas sociais em relação à escola aumentaram significativamente, podendo mesmo se afirmar que a segurança nacional poderá depender do sucesso da função educativa.
A escola deverá ser considerada um dos primeiros contextos de socialização dos indivíduos pelo que estamos conscientes sobre a importância de prevenir tais comportamentos dos estudantes ao nível da tolerância, empatia e assertividade, no sentido de desenvolver as competências sociais dos cidadãos europeus, os quais estão cada vez mais globalizados em ambientes multiculturais. Isso é importante para este projeto transnacional.
O nosso grupo-alvo são jovens do ensino profissional de nível secundário que estejam perto do mercado. Com este projeto, eles irão aumentar as suas competências digitais através da aquisição de novos conhecimentos através das ferramentas das TIC’s.
Durante o desenvolvimento do projeto, a parceria irá desenvolver 2 produtos intelectuais, a saber: Ferramentas Digi4Social (Output 1) e base de dados Digi4Social (Output 2).
Ferramentas Digi4Social: São ferramentas abertas que permitem o desenvolvimento de conteúdos digitais. Estas ferramentas incluem vídeos, plano de atividades, tutoriais, etc, sobre o software e hardware abertos e que desenvolvem o melhor ambiente que explique como implementar no mundo educativo. Todas as ferramentas estão disponíveis através da plataforma elearning.
A base de dados Digi4Social Database é uma OER que reúne as experiências e o conhecimento adquirido durante a implementação das ferramentas no output nº 1 no ambiente social. A base de dados será um instrumento para localizar os utilizadores do DIGI4Social, para partilharem ideias e conteúdos assim como para desenvolver novos planos de atividades durante o ano escolar.
Para desenvolver este projeto, iremos tentar empregar uma metodologia colaborativa em que cada parceiro irá adicionar um conhecimento específico para partilhar com os outros.
Para aumentar o impacto, iremos desenvolver contar através do facebook, twiter, e youtbe. Todos os parceiros irão preparar uma brochura e flyers na sua língua e um rollup em inglês.
As atividades do projeto consistirão em:
A1 – Webpage
A2 – Perfis de Disseminação
Criação dos perfis de Disseminação:
A3 – Atividades de Disseminação
Atualizações contínuas no:
A4 – Concursos sociais:
Cada escola irá selecionar (mediante o calendário escolar), Dias de Actividade que poderá ter impacto nos produtos intelectuais do projeto.
ProjetoDIGI4SOCIAL - Increase the skills and competencies of students in the development of digital content for social issues | 2016‐1‐ES01‐KA202‐025204ProgramaErasmus +MedidaKA2 - Parcerias Estratégicas para a Educação e Formação Profissional Desenvolvimento de InovaçãoPeríodo31-12-2016 a 30-12-2018EntidadeCol-legi Sant Roc, Alcoy, Espanha EstadoConcluído