Carry ON-Line - Epralima
Descrição Geral do Projeto

A situação gerada pelo Covid-19 teve um forte impacto sobre a população europeia e salientou a necessidade de trabalhar para melhorar as competências digitais e desenvolver a criatividade pensamento que permitirá aos adultos e aos idosos aprender a aprender numa mudança e ambiente dinâmico. Em todos os nossos países, detetámos:

– A digitalização da administração pública e das empresas privadas, que tem enfatizado a divisão digital existente entre os maiores e os menores de 50 anos;

– A falta de conhecimento de novas ferramentas digitais faz com que os adultos, principalmente os maiores de 50 anos, se sintam excluídos do sistema porque não podem aceder a certos recursos, agora num formato digital, ao qual poderiam aceder através de modalidades presenciais e/ou com o conhecimento que tinham;

– As medidas de bloqueio e a falta de conhecimento das ferramentas digitais têm impedido muitas pessoas mais velhas de terem um contacto mais contínuo e mais próximo com as suas famílias, levando a níveis mais elevados de solidão, falta de nutrição emocional e sentimentos de ser desenraizado;

– Muitos adultos têm tido muitas dificuldades em adaptar-se às novas formas de trabalho que foram introduzidas durante o isolamento (teletrabalho);

– Para além das possibilidades limitadas de encontrar um emprego devido ao baixo nível de trabalho existente (ofertas no mercado de trabalho) os desempregados sem ou com baixo índice de competências digitais estão a enfrentar dificuldades, uma vez que a procura de emprego é principalmente feita online;

– As pessoas que desejam reciclar-se no mercado de trabalho e procuram melhorar os seus conhecimentos e competências têm de fazer cursos através de plataformas de formação online, e não havendo possibilidade de o fazer pessoalmente, é necessário conhecimento digital prévio.


Grupo-alvo
  • Adultos com idade igual ou superior a 50 anos com dificuldades na utilização das ferramentas digitais.

Atividades
  • Atividades locais 1 – Identificação de boas práticas e ferramentas; Reunião com o público alvo em cada país; Análise de necessidades de aprendizagem.
  • Atividades locais 2 – Desenvolvimento das ferramentas educacionais online; Tradução do material; Disseminação e atividade de visibilidade; Curso de formação online; Seleção de participantes.
  • Atividades locais 3 – Avaliação com os participantes; Partilha de resultados através das ferramentas digitais; e-Book do projeto; Vídeo do projeto; Atividade para apresentação dos resultados do projeto.

Objetivos

Os principais objetivos do projeto são:

  • Facilitar o acesso aos recursos e oportunidades oferecidos pelos setores públicos e entidades privadas através de sistemas digitais online;
  • Melhorar as aptidões e competências digitais de adultos e seniores, a fim de contribuir para a sua empregabilidade;
  • Desenvolver pensamento criativo nos adultos para lhes permitir aprender a aprender num ambiente dinâmico e em mudança;
  • Criar ferramentas educacionais para facilitar o desenvolvimento da criatividade e da aprendizagem e acesso da população adulta ao mundo digital;
  • Reforçar a rede internacional existente de organizações ativas no domínio da educação de adultos que trabalham para o desenvolvimento pessoal e profissional da população através do intercâmbio e cooperação entre os países do Programa.

Recursos Humanos

Coordenador: Ana Filipa Lobo – filipalobo@epralima.pt

Responsável Pedagógico: Cândida Silva – candidasilva@epralima.pt

Responsável Financeiro: Maria João Vassalo – mariajoao@epralima.pt


Valor Aprovado

6.750,00€

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