O projeto BCH4VET reúne 7 parceiros com o interesse comum de adaptar o ensino ao mercado de trabalho, aumentando as competências digitais de professores e alunos.
Contudo, as competências digitais dos professores nem sempre acompanham o rápido progresso da tecnologia atual. Por isso essas mesmas competências digitais dos professores devem ser desenvolvidas de acordo com a evolução da procura e da tecnologia.
Embora se tenha verificado uma mudança radical na educação e na formação em todo o mundo devido à pandemia de COVID-19, também se verificou a importância das ferramentas de educação digital.
Um conteúdo de aprendizagem sistemático e um sistema de avaliação eficazes, válidos e motivadores são, infelizmente, as ferramentas de que muitos países necessitam no ensino digital presencial ou online.
No entanto, as plataformas de aprendizagem electrónica implementadas em quase todos os países da UE estão longe das técnicas que facilitarão a aprendizagem e das qualificações que aumentarão as competências digitais na educação.
O projeto BCH4VET trará inovação ao combinar o método de gamificação, que é uma técnica de aprendizagem inovadora no ensino EFP, com a inteligência artificial apoiada pela interconexão digital de objetos cotidianos com a internet.
As competências digitais de professores e alunos serão desenvolvidas através do desenvolvimento de conteúdos e ferramentas de curso inovadores apoiadas por aplicações do mundo real para o mercado de trabalho.
Professores e Alunos do Ensino e Formação Profissional
O objetivo geral do projeto BCH4VET é criar alunos com qualificações procuradas no mercado do trabalho, aumentando as competências digitais dos professores e alunos no domínio da Inteligência Artificial com abordagens inovadoras em colaboração com o ensino superior, o EFP(ensino e formação profissional), ONG(organização não governamental) e as PME(pequenas e médias empresas).
O projeto BCH4VET comtempla 3 reuniões transnacionais, para realização e discussão dos resultados do projeto e os eventos multiplicadores que serão realizados na fase final do projeto.
Os resultados do projeto:
Coordenador: Epralima – Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L.
Parceria: Holanda, Turquia, Itália, Portugal, Espanha e Grácia
O projeto reúne 7 parceiros com o interesse comum de adaptar o ensino ao mercado de trabalho, aumentando as competências digitais de professores e alunos.
ProjetoBCH4VET Developing a european learning outcome-oriented modular VET programme and educational resources on blackchainto adress technical, non-technical and cross-discipline(horizontal) skills requirements.ProgramaErasmus +MedidaKA2 - Parcerias de Cooperação em Educação e Formação ProfissionalPeríodo2022-11-01 a 2024-10-31 EntidadeEpralima - PortugalEstadoAtivo