B-Eco - Epralima
Descrição Geral do Projeto

B-ECO é um projeto de parceria à escala da UE concebido para identificar métodos de aprendizagem fundamentais e inovadores que encorajem o sucesso das aptidões e competências (baseadas no EntreComp), relacionadas com as competências de melhoria contínua e atividades de inovação para formadores de EFP no setor Eco empreendedor e empresários, potenciais empresários, desempregados e start-ups.

A CE vê o empreendedorismo como algo que atua sobre oportunidades e ideias e as transforma em valor para os outros, isto é financeiro, cultural ou social.

A nossa política de empreendedorismo visa apoiar as empresas, em particular as PME, ao longo do seu ciclo de vida, promover a educação empreendedora a todos os níveis, bem como incentivar e chegar a grupos específicos com potencial empreendedor (“Apoiar o empreendedorismo”, EC, 2021).

No entanto, embora o setor empresarial necessite de ser dinamizado, sobretudo através da oferta de formação, moderna e inovadora, para os futuros e potenciais empreendedores, enquanto sociedade, não devemos esquecer o combate às alterações climáticas e à poluição.

A crise ambiental agrava-se a cada ano, e obriga as empresas a serem mais verdes para combater as emissões de gases de efeito estufa e não incorrer com mais danos ao meio ambiente.
A emissão de gases de efeito estufa (unidades de CO²) na UE em 2018 foram as seguintes: CY 153,8, SI 94,4, GR 90,8, PT 118,9, IT 84,4, PL 87,4 (fonte: EEA, 2021). A redução das emissões de gases com efeito de estufa é um objetivo central das políticas europeias para limitar o aquecimento global e as alterações climáticas (CE, 2021); esta é a razão pela qual a CE está a implementar diferentes iniciativas e ferramentas legais como o “Pacote Clima e Energia 2020” ou o “Quadro Clima e Energia 2030”.

Quanto à Eco inovação, este ficou abaixo da média em muitos países europeus em 2018 (sendo a média da UE 100, Chipre 56, Polônia 59, Grécia 75, Eslovênia 94, de acordo com a CE).
Além disto, a maioria das novas Eco empresas falham durante os primeiros dois anos de vida (na UE a taxa de novos negócios foi de 3,2% enquanto a taxa de descontínuo foi de 2,6% em 2014; GEM Global), e muitos potenciais empreendedores têm um grande medo de fracasso. Apesar de haver uma grande aposta na promoção do empreendedorismo no seio da União Europeia, os diferentes factos que fazem com que estes empreendedores falhem quase tanto como criam, continuam muito presentes, e é essencial combater os fracassos para aumentar o sucesso de start-ups na UE; especialmente os Eco empreendedores.

Os empresários são um pilar importante da economia da UE e é essencial dotá-los de competências e conhecimentos que necessitam para terem sucesso.

Neste sentido, B-ECO não só proporcionará competências, habilidades (baseadas no EntreComp) e ferramentas importantes aos participantes, mas também irá proporcioná-los com a capacidade de se tornarem inovadores e se destacarem no mercado, em vez de se afogarem no mesmo.

De acordo com a CE: “Ao apoiar novos processos, tecnologias e serviços que tornam os negócios mais verdes, a Eco inovação ajuda a Europa a otimizar o seu potencial de crescimento enquanto enfrenta desafios comuns”.

Por meio da orientação de especialistas nesta área, os parceiros irão contribuir com a sua ampla experiência na procura de melhores práticas, estudos de caso, lições aprendidas e oportunidades futuras.

Durante o projeto, forneceremos educação e formação em gestão prática para facilitadores de formação dos países parceiros por meio de formação inovadora focada em Eco empreendedorismo, inovação e gestão em Eco negócios, além de uma nova e inovadora plataforma de e-learning orientada para criar um espaço único de conhecimento e experiências partilhadas entre os utilizadores do curso.

Este curso de formação inovador funcionará de duas formas, isto é, ministrado por formadores e on-line, de forma independente, para ajudar a alcançar o maior número de utilizadores possível.

A parceria estratégica do projeto centrar-se-á na promoção do acesso e aprendizagem através de Recursos Educacionais Abertos (REA), apoiará as TIC no domínio do EFP para melhorar e alargar a oferta de oportunidades de aprendizagem de alta qualidade adaptadas a formadores individuais ao incluir formas inovadoras de ministrar a formação.

O projeto B-ECO pretende criar uma metodologia inovadora que mudará a forma como o empreendedorismo é ensinado graças a uma abordagem verde.


Grupo-alvo
  1. 40 Professores e Formadores
  2. Potenciais empreendedores, desempregados e start-ups.

Objetivos

Objetivo Específico:

Fornecer competências empresariais e de gestão que permitirão aos formadores e mentores formar, com sucesso, empresários, desempregados e start-ups sobre como se tornarem Eco empreendedores e criarem Eco negócios.

Objetivos gerais:

  • Avaliar a verdadeira competência dos formadores selecionados para a utilização do processo de criatividade na gestão estratégica.
  • Formar 20 formadores/mentores no ensino da gestão estratégica.
  • Desenvolver 6 casos, pronto a usar, na aplicação e entendimento da gestão estratégica para ECO start-ups.
  • Criar os quatro produtos do projeto, que inclui uma plataforma de comunicação inovadora.
  • Divulgar os resultados do projeto em 6 miniconferências.

Resultados - Produtos

O projeto desenvolverá os seguintes produtos:

  • R1 – Desenvolvimento da Estrutura do Curso de Formação de Eco empreendedores: Programa de formação que melhorará a sensibilização, experiência e competências necessárias para que os jovens pouco qualificados se tornem empreendedores no setor afetado pela COVID-19: Eco empreendedorismo. As competências adquiridas pelo programa serão complementadas por uma metodologia de aprendizagem recém-desenvolvida, que combinará técnicas de coaching, mentoring e action learning para facilitar a discussão em grupo e a exposição individual e planeamento de ações pessoais, sempre com foco em aspetos sustentáveis e verdes. Este curso terá toda a documentação, recursos e orientação para formadores e funcionará independentemente de qualquer envolvimento externo. Como tal, será um recurso autónomo que, quando divulgado em toda a Europa, pode ser utilizado por qualquer indivíduo ou organização. O Curso fornecerá conteúdo académico, mas também atividades práticas e experiências funcionais.
  • R2 – Materiais didáticos para professores de EFP: Destinado a apoiar os formadores e educadores de EFP na utilização da plataforma de e-learning. Os materiais estarão em formato eletrónico, disponíveis para download no site do projeto e diretamente na plataforma de e-learning. Incluirão a descrição dos módulos e materiais de aprendizagem, bem como um guia detalhado para a criação e gestão dos Balcões B-ECO.
  • R3 – “Greatest Hits” Coleção de Estudos de Caso: Uma publicação que apresentará pelo menos 30 exemplos de negócios de sucesso Eco empreendedores que servirão de inspiração e motivação para a educação empreendedora. Os parceiros recolherão os casos dos seus próprios países, e da Europa, que sejam potencialmente interessantes considerando os objetivos do projeto.
  • R4 – Plataforma de e-Learning: a CWEP irá criar os módulos de aprendizagem online com algumas ferramentas de autoria de forma a viabilizar o desenvolvimento de cursos altamente interativos e inovadores. Esta plataforma incluirá também módulos sociais através de um fórum que permitirá reforçar a colaboração transnacional entre Eco empreendedores e start-ups.

Parceria

Coordenador: Universidade de Maribor, Eslovénia (SI)
Parceria:
Chipre, Grécia, Itália, Polónia e Portugal

  • Lovila Ltd. (CY)
  • Eurotraining Educational Organization (GR)
  • Euphoria Net Srl (IT)
  • Association of the Education and Entrepreneurship Support Centre (PL)
  • EPRALIMA_Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. (PT)

Mais Informações

Privacy Preference Center