AICY - Epralima
Descrição Geral do Projeto

“AICY- AI-based Cybersecurity Training with Gamification Techniques”

A falta de peritos qualificados em cibersegurança e de dados registados sobre ciberataques é um problema mundial.
Com os desenvolvimentos na área da computação, as aplicações móveis e a Internet das coisas, os ciberataques avançados direcionados estão a aumentar de dia para dia.
Por este motivo, os recursos humanos na área da cibersegurança para combater o ciberterrorismo estão a ganhar importância.
No entanto, as dificuldades educativas sentidas especialmente durante o período da COVID-19 trouxeram consigo problemas de emprego nas PME e alguns no ensino profissional.

Para resolver esta crise é necessário desenvolver modelos e técnicas de formação inovadoras e as oportunidades de formação devem ser tornadas mais acessíveis.

O principal objetivo é então aumentar a oferta de recursos humanos no domínio das TIC e dotá-los das qualificações necessárias.

É aí que surge o “AICYAI-based Cybersecurity Training with Gamification Techniques”, que pretende desenvolver competências no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação, que ocupam um lugar importante no ensino e formação profissional (EFP).
Este projeto pretende também desenvolver formação em cibersegurança.

O objetivo é criar materiais de formação em cibersegurança apoiados por Inteligência Artificial para o EFP, em conformidade com os objetivos da União Europeia.


Grupo-alvo

Professores/formadores e alunos do ensino profissional.


Objetivos

O objetivo geral do projeto é aumentar as competências digitais dos professores e dos alunos no domínio da cibersegurança, através de abordagens inovadoras em cooperação com o ensino superior, a formação profissional, as ONG e a sociedade civil.

Para responder às seguintes prioridades (Adaptar as necessidades do mercado de trabalho; Inovação no ensino e formação profissionais; Transformação digital;) o projeto contempla objetivos específicos tais como:

  • Atualizar e melhorar o currículo do EFP com base na inteligência de competências para formar indivíduos com as competências necessárias ao mercado de trabalho, bem como adaptá-lo às transições ecológica e digital, aderindo à evolução das necessidades de competências.
  • Alterar a forma como o ensino e a formação profissionais são implementados na sala de aula, abordando os processos de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento e da implementação de um ensino-aprendizagem inovador.
  • Desenvolver a pedagogia digital para professores e alunos, criar e utilizar conteúdos educativos digitais de forma digital e inovadora, com vista a promover a igualdade de género e a abordar as diferenças no acesso e utilização de grupos sub-representados.

Atividades principais

O projeto contempla 3 reuniões transnacionais, a reunião de abertura do projeto, e duas reuniões transnacionais para a realização e discussão dos resultados do projeto.

Os eventos multiplicadores serão realizados na fase final do projeto em cada país do consórcio.

Os resultados do projeto:

R1 – Material pedagógico sobre cibersegurança baseado em inteligência artificial:
Desenvolvimento de recursos educativos inovadores e atualizados para a formação em cibersegurança, utilizando tecnologias como inteligência artificial.

R2 – Plataforma de autoavaliação:
Implementação de uma plataforma que permite aos alunos avaliar suas competências em cibersegurança, identificando áreas de melhoria e personalizando seus percursos formativos.

R3 – Plataforma de e-learning baseada em gamificação:
Criação de uma plataforma interativa de aprendizagem online, incorporando elementos de gamificação para tornar a formação em cibersegurança mais envolvente e motivadora.


Parceria

Entidade Coordenadora:
GESTIONET MULTIMEDIA, S.L. (Espanha)

Parceiros:
Innomate (Turquia)
Ud’Anet (Itália)
Politechnika Rzeszowska Im Ihnacego Lukasiewicza PRZ (Polónia)
UCLL (Belgium)
Epralima Escola Profissional do Alto Lima – Portugal


Mais Informações

Privacy Preference Center