UPPeal - Epralima
Descrição Geral do Projeto

O Projeto UPPeal tem como objetivo definir e validar abordagens e ferramentas inovadoras de apoio aos atores juvenis que operam em diversos sistemas para promover e inserir no seu trabalho diário técnicas de e-mentoring.
Assim, o projeto pode construir novas soluções ao reunir competências atualizadas de mentoria e ferramentas de e-mentoring desenvolvidas como soluções digitais para o seu apoio.

Confirma-se que a tutoria eletrónica é uma abordagem útil que se revelou um requisito para sectores tradicionais como a educação formal (escolas, universidades, etc.) e as atividades orientadas para o mercado.
A mudança da mentoria para a mentoria eletrónica teve um aumento considerável após a crise do Covid na maioria dos setores.
No entanto, o setor da juventude ainda está a sofrer e não está alinhado com os outros setores que utilizam essas ferramentas digitais.

Por outro lado, os jovens desempregados e desfavorecidos enfrentam sérios obstáculos e estão menos motivados para participar ativamente em processos cívicos ou sociais nas comunidades em que vivem.
São ativos digitalmente, mas ainda têm dificuldades em pedir apoio e estar presentes em atividades de coaching.
Por esta razão, uma abordagem digital pode facilitar-lhes o contacto com serviços e redes de apoio.

A geração Z é um verdadeiro especialista digital, racial e etnicamente diverso e liberal.
São individualistas, com risco acrescido de isolamento, ansiedade, insegurança e depressão.
O e-Mentoring é uma forma específica de facilitação que pode abordar estas questões.
A adoção do e-mentoring está alinhada com as tendências tecnológicas em curso na educação e no desenvolvimento profissional.

Embora o campo de mentoria em geral tenha registado maior apoio a jovens e voluntários, muitos programas têm capacidades tecnológicas limitadas, tornando essa mudança um desafio.
Nesse sentido, o Projeto Uppeal pode desempenhar um papel importante na promoção da participação ativa de grupos-alvo e beneficiários finais desfavorecidos nas comunidades, ajudando-as a:

  1. tornar-se mais ativo
  2. superar as dificuldades socioeconómicas pessoais
  3. propor benefícios práticos para o desenvolvimento pessoal e fortalecimento de laços com diversos atores de suas comunidades.

Grupo-alvo
  • Parceiros e outras organizações de juventude na Europa;
  • Mentores, alargando e desenvolvendo as suas competências digitais e acedendo a soluções inovadoras de apoio à tutoria eletrónica;
  • Jovens desempregados, aumentando o seu envolvimento, colaboração e retenção para participarem ativamente em atividades cívicas ou processos sociais;
  • Stakeholders, acesso a soluções inovadoras para apoiar a tutoria eletrónica.

Objetivos

O primeiro objetivo é estabelecer o conteúdo de um módulo de formação inovador para organizações de jovens no âmbito do consórcio e alargado a um nível europeu em geral. O benefício de um documento atualizado com referência e normas específicas.

Quanto ao primeiro ponto relacionado com o desenvolvimento do CV, será desenvolvido e aperfeiçoado um modelo de competências setoriais e específicas para animadores de juventude, educadores e professores a partir dos modelos de competências existentes e mais conhecidos em Tutoria na Europa e em Itália.

Tal responde ao facto de os programas de orientação eletrónica poderem ser particularmente úteis para os jovens com menos oportunidades, incluindo os jovens de segunda geração e de origem migrante, os que enfrentam dificuldades socioeconómicas, os jovens desempregados, os que vivem em zonas rurais e remotas ou devido a deficiências físicas e os que correm o risco de sofrer de NEET. Principalmente porque essas categorias não são facilmente detetadas e não preferem que a primeira abordagem seja física, mas seria melhor colocá-las em contato e incluídas com uma primeira abordagem digital.

Por último, em termos de resultados a alcançar:

  • Competências estruturadas para e-mentoring: novos e atualizados módulos de formação do quadro teórico de e-mentoring utilizando ferramentas digitais inovadoras.
  • A transposição de currículos num curso em linha enriquecido pela Base de Dados Digital Online para e-mentoring (a metodologia encontra uma compilação de recursos a ligar aos “Recursos Educativos Abertos” como um processo a partir do desenvolvimento da base de dados);
  • Transferir o saber-fazer e a metodologia concebida para o verdadeiro grupo-alvo e beneficiários, nas atividades de aprendizagem, ensino e formação a curto prazo, na criação de acções-piloto e no reforço das capacidades de avaliação durante todo o ciclo de vida do projeto.

Os objetivos acima referidos abordam a prioridade horizontal da inclusão da diversidade em todos os domínios da educação, da formação e do desporto; e a proposta de projeto específico será aumentar a qualidade, a inovação e o reconhecimento da animação de juventude e promover a cidadania ativa, o espírito de iniciativa dos jovens e o empreendedorismo jovem, incluindo o empreendedorismo social.


Atividades principais

O projeto comtempla 2 reuniões transnacionais, a reunião de abertura do projeto e uma reunião transnacional para a realização e discussão dos resultados do projeto.
Os eventos multiplicadores serão realizados na fase final do projeto em cada país do consórcio.

Os resultados do projeto:

R1 – Currículo para e-Mentoring
R2 – Caixa de Ferramentas Digital E-Mentoring
R3 – LTTA- Projeto piloto para e-mentores


Parceria

Entidade Coordenadora:
ICSE & CO (Itália)

Parceiros:
Connect Your City LTD (Chipre)
European Information Centre (Bulgária)
Epralima – Escola Profissional do Alto Lima (Portugal)
Infinitivity Design Labs (França)
Undacion Altius Espana (Espanha)


Mais Informações

Privacy Preference Center