IoT@VET - Epralima
Descrição Geral do Projeto

A educação profissional é um dos pilares mais importantes da educação e da formação no mundo.

Infelizmente, como todas as outras formas e programas de ensino, o ensino vocacional foi conduzido à distância na maior parte do ano passado, devido à pandemia COVID-19.
Segundo dados da UNESCO, 144 países suspenderam a escola presencial e praticaram o ensino à distância, atingindo mais de 1,3 bilião de alunos.

Os países deram especial importância ao ensino online, por não requer espaço físico, reduzindo assim o risco de transmissão do vírus. No entanto, a falta de conteúdo digital na educação profissional e as dificuldades enfrentadas pelos professores em concretizar as aulas práticas, surgiram como problemas importantes na orientação do ensino à distância.

Além disso, afirma-se nos relatórios anunciados pela UE e UNESCO que é difícil comparar e avaliar os alunos no ensino à distância. Para isso, devem ser desenvolvidos novos sistemas de avaliação que possam ser usados tanto à distância como nas aulas presenciais.

De acordo com as pesquisas e previsões, não se pode negar que as tecnologias IoT atingirão uma dimensão de uso ainda mais importante no futuro e que o mercado de IoT crescerá significativamente nessa direção. Por esta razão, os profissionais qualificados serão fundamentais no campo da IoT.
No entanto, é necessário desenvolver materiais inovadores de cursos de IoT para preparar os alunos com alta qualidade e com as características exigidas pelo mercado de trabalho.

Os resultados das pesquisas e análises de necessidades mostraram que há uma grande deficiência a esse nível.

Este projeto é centrado no professor e no aluno, sendo desenvolvidas novas técnicas para preparar os alunos no campo das IoT.


Grupo-alvo

O grupo-alvo deste projeto são todos os alunos do ensino secundário e professores que podem explorar diretamente as produções intelectuais produzidas.


Objetivos

O projeto tem como objetivos:

  •  Assegurar o desenvolvimento de competências digitais e tecnologias inovadoras para melhorar o ensino;
  • Orientar os alunos, mostrando-lhes quais as áreas que lhes faltam através de uma avaliação inovadora;
  • Aumentar a motivação para a aprendizagem, com o feedback necessário.

Atividades Principais

1 – Digital couse modules for IoT as a profession – Curso digital para IoT como profissão – Leading Organisation: GT-ARC GEMEINNUTZIGE GMBH (E10192453 – Alemanha:

Este curso será desenvolvido em 5 etapas:

  1. ANÁLISE (ETCC, LIMBURG, GTARC: M2-M4):  Um dos primeiros passos é a realização de conteúdo e pesquisa educacional no campo das tecnologias IoT de todas as instituições parceiras.
  2. DESIGN (ETCC, GTARC, LIMBURG: M5-M6): Os módulos serão preparados como unidades. Os módulos serão carregados na página web do projeto e estarão disponíveis para download. Na conceção do conteúdo, será preparado do simples ao complexo, do fácil ao difícil.
  3. DESENVOLVIMENTO (GT-ARC, PAYDAŞ, ETCC, EPRALIMA, SANVIATOR: M5-M12): Cada parceiro receberá uma quantidade igual de trabalho e contribuirá para o desenvolvimento do conteúdo. Profissional e técnico competência de cada parceiro é suficiente para tornar inovadora e moderna a nossa produção intelectual.
  4. IMPLEMENTAÇÃO: A produção intelectual será concluída em cerca de 18 meses. As atividades de divulgação e implementação serão realizadas nos meses restantes. As instituições responsáveis são EPRALIMA, SANVIATOR; PAYDAŞ e ETCC.
  5. AVALIAÇÃO: Feedback de professores e alunos durante a aplicação piloto é importante para a avaliação da produção intelectual.

2- AI-supported modern assessment platform – Plataforma de avaliação moderna suportada por IA- Leading Organisation:  UC LIMBURG (E10202795 – Bélgica):

Sendo a produção intelectual um material didático, a metodologia utilizada para este fim será o modelo ADDIE;

  • ANÁLISE (LIMBURG, PAYDAŞ: M4-M6): Em primeiro lugar será desenvolvida uma análise de necessidades;
  • PROJETO (LIMBURG, GTARC, EPRALIMA: M4-M7): De acordo com o resultado da análise de necessidades, iniciamos o respetivo projeto;
  • DESENVOLVIMENTO (ESQUARE, PAYDAŞ, GT-ARC: M9-M14): Após a determinação da situação e do projeto mais adequado, será desenvolvido o software de inteligência artificial suportada plataforma de avaliação;
  • IMPLEMENTAÇÃO (EPRALIMA, SANVIATOR, LODZ: M17-M20): Nesta fase, a plataforma de avaliação será testada pelas instituições do projeto;
  • AVALIAÇÃO (Todos os parceiros): A avaliação da produção intelectual será feita de acordo com o feedback e inquéritos de satisfação obtidos.

3 – Gamification-Based Distance Learning Platform for IoT teaching and assessmentPlataforma de ensino a distância baseada em gamificação para o ensino de IoT e avaliaçãoLeading Organisation: Esquare (E10265248 – França):

  1. ANÁLISE: Será realizada uma análise sobre IoT nos países da UE, práticas inovadoras, durações, técnicas de gamificação aplicadas e conteúdos, interfaces web e sistemas de gamificação;
  2. PROJETO: O material didático a ser desenvolvido será baseado na web e com um design interativo;
  3. DESENVOLVER: Nesta fase já temos os recursos e amostras que serão desenvolvidas na plataforma e-learning de IoT;
  4. IMPLEMENTAÇÃO: O desenvolvimento do IO3 levará aproximadamente 18 meses. Os testes piloto serão realizados durante 2- 3 meses, para obtermos o respetivo feedback. Os testes piloto serão realizados por LODZ, CTTT O IoT baseado num jogo desenvolvido por módulos chegará a 12 professores e 60 alunos através da plataforma Elearning;
  5. AVALIAÇÃO: A avaliação do conteúdo será feita conforme indicado no “Plano de Qualidade.

Multiplier Events

Serão realizadas 7 conferências finais para apresentação dos resultados, uma em cada pais parceiro.


Parceria

European Training Center Copenhagen – Dinamarca
GT-ARC GEMEINNUTZIGE GMBH – Alemanha
Esquare – França
PAYDAS EGITIM KULTUR VE SANAT DERNEGI – Turquia
UC LIMBURG – Bélgica
EPRALIMA – ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO LIMA – Portugal
Centro San Viator – Espanha


Mais Informações

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