A ideia do projeto “Science for Earth” nasceu de várias necessidades, como a de manter o interesse dos estudantes pelas disciplinas científicas, desenvolvendo as suas capacidades de combinar conhecimentos de vários campos, como expressão criativa e ao mesmo tempo encorajar os professores a aprender novos métodos e a trabalhar a capacidade de resolver problemas coletivamente, beneficiando da experiência educativa de várias instituições.
Partindo destas necessidades, nasceu a ideia de desenvolver um modelo de ensino das ciências baseado na ligação STEAM, IBSE, EduScrum, com experiências de educação ao ar livre, aprendizagem baseada no jogo e aprendizagem digital, narração (com a qual os professores se familiarizarão durante as formações).
Cada um dos métodos é normalmente utilizado separadamente na educação e o objetivo é ligá-los de forma coerente, sistemática e eficaz, aumentando a atratividade das disciplinas científicas e a qualidade do seu ensino.
Este modelo de ensino será testado durante as aulas para alunos, cujo objetivo será mostrar o carácter único da Terra entre os outros planetas. Esta ideia introduz uma questão adicional ao projeto – a proteção do ambiente natural da Terra.
1) Professores e entidades que realizam formação profissional, em que a aprendizagem prática seja uma componente importante do plano curricular e que desejam melhorar as suas competências;
2) Alunos/formandos de EFP;
3) Decisores no domínio da EFP, decisores políticos, autoridades com competências em matéria de EFP inicial e contínua;
4) Partes interessadas, enquanto indivíduos com interesse pessoal e/ou profissional na inovação do sistema de EFP, na melhoria da empregabilidade nas sociedades pós-pandémicas e sobre a melhoria social e económica das comunidades em geral.
O objetivo do projeto é combinar vários métodos de ensino num sistema eficaz e aplicá-lo nas escolas.
Os pais dos alunos das escolas parceiras devem também ser informados sobre a introdução de novas soluções que irão aumentar o prestígio das escolas.
Os professores académicos serão capazes de discutir os resultados das nossas atividades com estudantes que pretendam tornar-se professores.
Os funcionários das instituições de formação poderão ver os resultados das nossas atividades, educacionais, materiais para a oferta de formação para professores.
> Cento e trinta e cinco pessoas participarão no projeto (mobilidades).
Professores e educadores participarão em formações, durante as quais aprenderão novos métodos de ensino e trabalharão no desenvolvimento de formas de os combinar num sistema eficaz de ensino das ciências.
Este modelo será testado, mais tarde, durante 4 reuniões para estudantes que trabalharão sobre questões relacionadas com o nosso planeta – o seu lugar entre os outros planetas, natureza e clima.
Os modelos de ensino desenvolvidos durante as atividades do projeto permitirão conduzir as aulas de uma forma mais interessante e criativa, o que influenciará positivamente o interesse dos estudantes pelas disciplinas científicas.
Os professores e os educadores aprenderão novos métodos de ensino, trocarão experiências, conhecimentos e competências, aprenderão a trabalhar em equipa e a resolver problemas.
Este novo modelo de ensino e educação, introduz materiais nas escolas parceiras e proporciona oferta de formação de outras instituições parceiras. Será desenvolvido e encaminhado para outras instituições de ensino.
C1 – Programas de formação de curta duração para trabalhadores
C2 – Programas curtos de formação para o pessoal para empregados
C3 – Programas de formação de curta duração para trabalhadores
C4 – Intercâmbios a curto prazo para grupos de alunos
C5 – Intercâmbio de grupos escolares de curta duração
C6 – Intercâmbio de grupos escolares de curta duração
C7 – Intercâmbios a curto prazo para grupos de alunos
Coordenador: Zespol Szkol:Szkola Podstawowa im. gen. Jana Henryka Dabrowskiego i Liceum Ogolnoksztalcace im. Prymasa Stefana Kardynala Wyszynskiego Polónia
Parceria: Chipre, Grécia, Itália, Polónia e Portugal
A ideia do projeto “Science for Earth” nasceu de várias necessidades, como a de manter o interesse dos estudantes pelas disciplinas científicas, desenvolvendo as suas capacidades de combinar conhecimentos de vários campos
ProjetoScience for Earth - 2020-1-PL01-KA201-081578ProgramaErasmus +MedidaKA2 - Parcerias de Cooperação em Educação e Formação ProfissionalPeríodo01-09-2020 a 31-08-2023EntidadeZespol Szkol:Szkola Podstawowa im. gen. Jana Henryka Dabrowskiego i Liceum Ogolnoksztalcace im. Prymasa Stefana Kardynala Wyszynskiego PolóniaEstadoAtivo