O projeto “SHE CHOOSES STEM for the future” tem como objetivo promover o interesse pelas disciplinas STEM e pela abordagem STEAM e também a difusão dos valores da inclusão e da diversidade através da luta contra a discriminação e estereótipos de género no campo STEM. Pretende também reduzir a lacuna no acesso à formação científica,
particularmente para jovens alunas, significa contrariar efeitos e consequências importantes para o futuro das mulheres e para a população em geral do futuro. A revolução tecnológica pela qual o mundo está a passar requer pessoas adequadamente e necessariamente especializadas e o conhecimento técnico-científico exigido pela indústria 4.0 é o que caracteriza os estudos STEM.
No entanto, a população feminina encontra-se parcialmente excluída desta mudança epocal. Em todo o mundo, menos de 4 em cada 10 formados da STEM são mulheres. Esta é a razão pela qual falamos de um verdadeiro “fosso de género”, tanto no trabalho como na educação. A ideia do projeto visa melhorar a transição entre as etapas de educação, com foco em particular nos últimos anos que antecedem a universidade. A orientação fornecida pela escola é considerada como um dos principais fatores sobre os quais atuar, a fim de reduzir a diferença de género nas áreas STEM. Os professores têm um papel privilegiado no envolvimento de jovens estudantes do sexo feminino em disciplinas STEM, tal como a família.
É, portanto, de grande importância a necessidade de desenvolver abordagens inclusivas e caminhos de colaboração entre todos os participantes no contexto educacional, incluindo famílias e outros intervenientes externos, para uma nova consciência dos estereótipos e a aquisição de aptidões e competências no apoio das jovens raparigas.
O projeto visa desenvolver uma “Abordagem STEM” interdisciplinar com o objetivo final de aumentar a conhecimento e sensibilização das estudantes do sexo feminino, de modo a torná-las capazes de escolher sem afetar os seus estudos e trabalho no futuro.
Tendo em conta as atividades planeadas, os objetivos e resultados esperados são considerados para abordar as prioridades horizontais e setoriais identificadas pelo Programa Erasmus+ e selecionados pela Parceria Transnacional.
Isto é, implementar uma estratégia STEM comum para fazer cumprir ambientes físicos e virtuais inclusivos e envolventes em apoio às pessoas com menos oportunidades, contrariando qualquer fonte e forma de discriminação; o acima referido deve ser partilhado e reproduzido por instituições educacionais, autoridades locais e nacionais.
Os principais grupos-alvo são:
O objetivo geral deste projeto centra-se na promoção do interesse nas disciplinas STEM e na difusão dos valores da inclusão e da diversidade, combatendo a discriminação e os estereótipos de género na STEM.
Os objetivos específicos são:
– Aumentar as aptidões e competências de professores e profissionais através de ações de formação e sensibilização em disciplinas STEM, com enfoque nos estereótipos de género;
– Aumentar o interesse e a excelência das disciplinas STEM em jovens estudantes do sexo feminino, também como consequência de uma maior evolução e inovação tecnológica acelerada pela pandemia de Covid-19;
– Desenvolver estratégias STEM partilhadas e transferíveis através de processos integrados e trans-setoriais de criação participativa no âmbito da parceria;
– Promover e divulgar a questão da igualdade de género e a inclusão das mulheres na ciência através de um diálogo interativo com os jovens, considerando também a linguagem de género utilizada pelos meios de comunicação social e pela imprensa.
(A.2.1) 1º LTT (Learning, Teaching, Training Activities)
A atividade consiste numa experiência de desenvolvimento de capacidades, participação, partilha, troca de experiências e práticas, a fim de identificar e aplicar linhas estratégicas de colaboração e começar a coprocessar o planeamento metodológico em relação ao desenvolvimento de um inovador modelo metodológico inclusivo de orientação para a STEM relacionado com um plano de ensino interdisciplinar.
(A.2.2) 2º LTT
A atividade consiste num percurso de aquisição de competências de soft-skills relacionado com a implementação de atividades e utilização de ferramentas digitais (OER e Tool-Kit) para a implementação de um curso experimental de orientação à STEM.
(A.2.3) 3º LTT
A atividade consiste num processo de aprendizagem de técnicas e indicadores para co-avaliação de um modelo metodológico inovador e inclusivo de orientação para a STEM e a aprendizagem das modalidades e ferramentas de narração de histórias digitais para gestão e transferibilidade de orientação/ divulgação dos resultados.
(A.2.4)
Definição do modelo metodológico-didático experimental para orientação às disciplinas STEM – Implementação das Orientações Metodológicas “Ela escolhe a STEM”.
Comune di Narni – Itália
Fundacion Universitaria San Antonio – Espanha
Universasitatea din Pitesti- Roménia
IIS Gandhi Narni – Itália
Epralima- Escola Profissional do Alto Lima – Cooperativa de Interesse Público e Responsabilidade Limitada – Portugal
IES LA SAFRA – Espanha
Gimnaziya s prepodavane na chuzdhi ezitsi “Simeon Radev” – Bulgária
Association “BULGARIA TRAINING” – Bulgaria
O projeto “SHE CHOOSES STEM for the future” tem como objetivo promover o interesse pelas disciplinas STEM e pela abordagem STEAM e também a difusão dos valores da inclusão e da diversidade através da luta contra a discriminação e estereótipos de género no campo STEM.
ProjetoSHE CHOOSES STEM for the future project | Nº 2022-1-IT02-KA220-SCH-000086855ProgramaErasmus +MedidaKA220-SCH – Cooperation partnerships in school educationPeríodo01-11-2022 a 31-10-2024EntidadeCOMMUNE DI NARNI, ItáliaEstadoAtivo