À medida que o mundo está a mudar, a UE tem de tornar-se numa economia inteligente, sustentável e inclusiva, para que os Estados-Membros possam alcançar a empregabilidade, a sustentabilidade, a produtividade e a coesão social.
Tendo em conta que mais de 99% das empresas europeias são PME que fornecem dois terços do emprego no setor privado e contribuem para mais de metade do valor acrescentado total criado pelas empresas na UE, o papel crucial das PME na realização da estratégia Europa 2020 torna-se mais evidente.
Apesar desta estratégia e de todos os esforços da Europa para se recuperar de uma crise económica severa, as taxas de desemprego ainda são altas, especialmente em países como a Grécia – 26,5%, Espanha- 24,5% e Portugal -14,1%.
Na Bulgária, está a decorrer uma reestruturação em PME que oferece um alcance ilimitado de atividades devido à moeda e à sua posição geográfica.
Os estudos indicam que, mesmo dentro das condições económicas atuais, ainda existem empresas que apresentam um rendimento notável, muito acima da média do seu setor. Parece que se beneficiam da crise e fazem uso das oportunidades/mudanças.
Porquê? Como?
O Relatório sobre os resultados da consulta pública sobre o Plano de Ação Empreendedorismo 2020, ou a Comunicação sobre Política Industrial 2014 para um Renascimento Industrial Europeu, reconhece que a APRENDIZAGEM DIRECIONADA, EXPLORAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO, INTERNACIONALIZAÇÃO, melhoria do ambiente de negócios, investimentos em inovação e novas tecnologias, produtividade e recursos PLANOS DE EFICIÊNCIA, são considerados fatores críticos de crescimento e desenvolvimento.
Mas, o que faz uma PME ter um bom desempenho nesses fatores?
Qual é o segredo do sucesso das PME que, apesar da tendência, conseguem ter sucesso?
Esta questão é o que o projeto proposto está a tentar investigar, acreditando que a resposta revelará o segredo do sucesso, sob o sistema de gestão interna adotado pelas estrelas PME, que revelará as necessidades específicas das PME, em termos de capacidades internas, que quando satisfeita (através de formação entre outros planos), será assegurado um futuro viável e até mesmo um crescimento. Para atingir este objetivo ambicioso, é necessária uma análise aprofundada dos atributos dos sistemas de gestão, oferecidos pelos vários padrões, modelos e ferramentas que são ou podem ser aplicados às PME.
Ferramentas de gestão como balanced scorecard, benchmarking, CRM, customer segmentation, management by objectives, etc., incluem partes e fragmentos do quadro completo de excelência empresarial e potencial de negócios.
Segmentação de mercado, público-alvo, atendimento ao cliente, gestão de relacionamento com clientes (CRM) e conceitos de team building.
PME, microempresas, partes interessadas e representantes de PME, empregados, empregadores e executivos, decisores políticos, instituições de ensino, câmaras e redes temáticas regionais e nacionais.
Realizar visitas de estudo sobre PMEs líderes para investigar sua estrutura e práticas de intercâmbio, visitas de estudo a PMEs SOBREVIVENTES em países parceiros afetados pela crise (PT, PL, IT, GR, ES, BG) e recolher o material necessário para criar um programa de formação como um roteiro para o sucesso.
Uma ferramenta poderosa será criada como uma plataforma para o desenvolvimento adicional, ligação de executivos entre as PMEs, intercâmbio de práticas e um programa de aprendizagem flexível que ligará as necessidades específicas das PMEs (que derivarão da pesquisa documental e de campo) em termos de capacidades internas, com a formação oferecida, de uma forma que permita o uso eficaz de recursos (pessoas/tempo) e ligue a aprendizagem com os resultados do negócio.
Um dos principais objetivos será comunicar os resultados do projeto ao público e criar possíveis sinergias com os próximos projetos.
ProjetoSURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity | 2017-1-IT01-KA202-006081ProgramaErasmus +MedidaKA2 - Parcerias Estratégicas para Educação e Formação Profissional - Intercâmbio de PráticasPeríodo01-10-2017 a 30-09-2019EntidadeGodesk, ItáliaEstadoConcluído