O projeto visa encontrar soluções para o problema do cyberbullying, tanto mais quando hoje em dia o problema tem vindo a espalhar-se de forma avassaladora entre os adolescentes e os mais novos.
A ideia do projeto é colocar a dramatização ao serviço da educação, para consciencializar a comunidade educativa sobre o problema do cyberbullying entre os alunos e posteriormente desenvolver recursos pedagógicos baseados em videojogos, explorando as tradicionais “personagens de marionetas” ou “teatro de sombras”, para personificar situações concretas de ataques de cyberbullying.
Durante estes dois anos (2015-2016) grupos de alunos das escolas parceiras foram envolvidos através de um processo estruturado tendo com o objetivo de testar o seu conhecimento sobre o que é o cyberbullying e como pode o mesmo ser colocado em prática de forma inconsciente.
Depois disso, o mesmo grupo de alunos participou na utilização dos videojogos com o intuito de aumentar o seu entendimento sobre o comportamento a adoptar face a situações de cyberbullying.
O projeto contemplou os seguintes produtos:
Em paralelo, foram desenvolvidas as seguintes atividades:
ProjetoCCB - Clear Cyber Bullying | 2014-1-TR01-KA201-013348 ProgramaErasmus +MedidaKA2 - Parcerias Estratégicas para a educação escolar Intercâmbio de boas práticasPeríodo01-09-2014 a 31-08-2016EntidadeVahide Aktug Ortaokulu (Turquia)EstadoConcluído