As notícias falsas e a desinformação online são uma ameaça para todos os cidadãos, aumentam o discurso de ódio, racismo, discriminação e interferem, até, em aspetos como a saúde. O “Projeto Escolar Contra Notícias Falsas” é desenvolvido no sentido de aumentar a sensibilização e qualidade do ensino para contrariar as notícias falsas, promover o pensamento crítico dos alunos na análise da informação com o objetivo comum de aumentar o comportamento cívico e responsável.
Os alunos das escolas são amplamente expostos a informações online e apesar de vários acordos terem sido concluídos entre a Comissão Europeia e as principais plataformas dos meios de comunicação social, com o objetivo de combater as notícias falsas, são cada vez mais as situações de Fake News que abordam atualmente todas as áreas da sociedade, com diferentes objetivos e fins.
Abordagens como o pensamento crítico, verificação de factos, comportamento cívico e responsável, são habilidades importantes para ter acesso e permanecer com sucesso na escola, no local de trabalho e na sociedade em geral. O “School Project Against Fake News” propõe uma integração entre os programas escolares clássicos e a prevenção de notícias falsas através de uma abordagem de gamificação, que tem como função aumentar o envolvimento dos alunos neste questão.
O projeto tem como objetivo promover a verificação de factos e o pensamento crítico entre os alunos das escolas, a fim de combater as notícias falsas e a desinformação online, em linha com a comunicação europeia.
Combater a desinformação em linha: uma abordagem europeia (COM/2018/236). As notícias falsas podem levar a várias consequências negativas relacionadas com o racismo, intolerância, xenofobia, discriminação, mas também produzem falsas crenças sobre temas relacionados com a saúde e a religião.
A parceria inclui uma ampla parceria europeia incluindo 8 parceiros, o projeto é focado no contraste com notícias falsas promovendo troca de know-how e uma abordagem abrangente de um fenômeno que deve ser encarado internacionalmente. A cooperação de instituições de diferentes países dará uma contribuição adicional para a compreensão dos fenómenos e estratégias a aplicar para reduzir os efeitos negativos produzidos. Uma troca de informações e o estudo de políticas e prevenção prática de diferentes países permitirão aos parceiros entender os seus pontos fortes e fracos e promover soluções inovadoras para prevenir riscos associados às notícias falsas.
Coordenador: Natália Fernandes (natalia@epralima.pt)
Responsável Pedagógico: Cândida Silva (candidasilva@epralima.pt)
Responsável Financeiro: Maria João Vassalo (mariajoao@epralima.pt)
ProjetoSchool Programme Against Fake News - SPAF | 2020-1-FR01-KA201-080027ProgramaErasmus +MedidaKA201 - Strategic Partnerships for school educationPeríodo01-10-2020 a 30-09-2022EntidadeCercle Augustin d'Hippone, FrançaEstadoAtivo