Formação e Inovação em Lahti: Projeto ECOIn.Lub
Decorreu em Lahti, na Finlândia, de 24 a 27 de março de 2025, a primeira formação transnacional de professores do Ensino e Formação Profissional, no âmbito do Projeto ECOIn.Lub, financiado pelo Programa Erasmus+.
Nesta formação participaram 25 professores e formadores das 6 organizações que integram a parceria:
- EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima (Portugal);
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal);
- Zeynep Mehmet Dönmez Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Turquia);
- Professional School of Interior, Architecture and Woodworking “Hristo Botev” (Bulgária);
- European Institute for Diplomacy and Policy (Países Baixos);
- Salpaus Further Education Regional Consortium (Finlândia).
A formação foi particularmente interessante para permitir a partilha de boas práticas sobre as abordagens pedagógicas mais adequadas para abordar a economia circular, o eco-empreendedorismo e o empreendedorismo social com os alunos do EFP, bem como refletir sobre como integrar diferentes métodos e técnicas pedagógicas, de forma dinâmica e apelativa, colocando os formandos no centro do processo educativo, com foco nas necessidades dos alunos com menos oportunidades.
Esta formação foi também o primeiro momento em que os professores foram introduzidos à conceção de um conjunto de recursos pedadógicos interativos e digitais para apoiar os alunos no desenvolvimento de conhecimentos e de competências sobre a economia circular, o eco-empreendedorismo e o empreendedorismo social. Estes recursos educativos consistem em: um jogo digital interativo sobre economia circular, um jogo digital de estratégia sobre eco-empreendedorismo, um jogo digital de simulação sobre empreendedorismo social, vídeos pedagógicos, infográficos, mapas de fluxo mental, roteiros digitais.
No decorrer desta formação, a EPRALIMA teve a cargo a dinamização de dois World Café, pela coordenadora do projeto, Célia Nunes.
Esta metodologia consiste num processo de conversação significativo que permite a um grupo de pessoas dialogar sobre perguntas poderosas, para gerar ideias, acordos e caminhos de ação criativos e inovadores. Este processo inspirador e que gerou resultados relevantes contou com o trabalho e a criatividade de mais quatro elementos da Epralima, Celeste Silva, Daniel Dias, Adriana Lima e Susana Barros.
