EPRALIMA recebeu a 3rd TRANSNATIONAL PROJECT MEETING & FINAL CONFERENCE do projeto HERITAGE FOR YOUth EUROPEAN HERITAGE FOR YOUTH INVOLVEMENT AND ENTREPRENEURSHIP
Decorreu em Portugal, do dia 4(chegada) ao dia 10(partida) de junho, a terceira reunião e o quarto training, do projeto European Heritage FOR Youth Involvement. Os trabalhos decorreram do dia 5 ao dia 9 de junho. Durante o training os alunos tiveram oportunidade de desenvolver inúmeros conhecimentos na área do empreendedorismo social e ecoturismo, conforme estava definido.
Os alunos à chegada a Arcos de Valdevez ficaram maravilhados com as magníficas paisagens, onde o verde era a cor predominante. Foi precisamente este cenário que serviu como destino desta reunião e permitiu trabalhar todos os princípios do Ecoturismo. Arcos de Valdevez é uma vila em que a natureza é o seu cartão de visita, foram feitos inúmeros investimentos na valorização e proteção do património ambiental, só assim é que se pode desenvolver o ecoturismo.
Os alunos também visitaram um dos principais promotores do empreendedorismo social, a INCUBO. A INCUBO já participou num projeto de empreendedorismo social, nomeadamente o projeto Laces. O projeto LACES pretende contribuir para o fomento e consolidação da Economia Social na Euro região Galiza-Norte de Portugal, de forma a gerar e consolidar emprego através da execução de programas pilotos para a competitividade e impulso das empresas da Economia Social.
Na reunião discutiu-se o tema do ecoturismo e do empreendedorismo social, permitindo perceber que podemos ser empreendedores socais se fizermos algo pela natureza e pela preservação dos ecossistemas naturais. Muitos negócios de âmbito ambiental podem beneficiar as futuras gerações e assim construir um mundo melhor. Os temas centrais da reunião foram amplamente debatidos e no final realizou-se um balanço de todas as atividades desenvolvidas até ao momento. De salientar que todos foram unânimes em considerar que se impõe uma nova conduta ao homem, quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista ambiental.
Para dar continuidade a todo o trabalho desenvolvido ao longo do projeto e apresentar as conclusões retiradas de mais de dois anos de trabalho conjunto, de instituições oriundas de vários países europeus, com perspetivas, culturas, hábitos distintos, foi possível construir um caminho conjunto. Os resultados deste caminho foram apresentados numa conferência realizada no final dos trabalhos, no auditório da EPRALIMA. Estiveram presentes vários elementos da comunidade educativa e da comunidade civil, que puderam perceber os objetivos deste projeto.
A EPRALIMA orgulha-se da participação neste projeto, nós como escolas pretendemos ter um mundo melhor, em que o desígnio do ecoturismo e empreendedorismo social nos permitirão ter um futuro promissor e mais comprometido com as futuras gerações e com a criação de uma nova geração assente em princípios solidários e ambientais.